Gainclone LM3886 Rev. B (2008)

Em 2008, elaborei a primeira versáo do kit DIY para montagem do amplificador de potência utilizando o circuito integrado LM3886. Na época, os únicos kits disponíveis para montagem deste amplificador eram distribuídos nos Estados Unidos, por um usuário do forum DIY Audio.

Segundo o datashhet disponibilizado pela National Semiconductors (atualmente Texas Instruments):

o LM3886 é um amplificador de áudio de alta performance capaz de fornecer 68W de potência contínua com uma carga de 4Ω e 38W em 8Ω com distorção harmônica total mais ruído (THD+N) de 0.1% de 20Hz–20kHz. A performance do LM3886, utilizando seu circuito de proteção Self Peak Instantaneous Temperature (°Ke) (SPIKe), coloca ele acima dos amplificadores discretos e híbridos, oferecendo uma Área de Operação Segura (SOA) protegida de forma inerentemente dinâmica.

Esta primeira versão do Kit Gainclone LM3886, de 2008, foi elaborada a partir de um artigo entitulado “100-Watt single-IC amplifier”, publicado na 7ª edição do ano de 1998 da revista Elektor UK, que você pode conferir no arquivo abaixo:

O grande diferencial do kit oferecido pela Nabuco Eletrônica era a utilização de componentes de alta qualidade, como resistores de filme metálico e capacitores de marca renomada, como EPCOS. Naquela época, ainda existia a famosa loja online da Farnell no Brasil, onde era possível adquirir os circuitos integrados que compunham o kit com procedência absolutamente inquestionável.

Nesta primeira versão do kit, eu mesmo produzia as placas de circuito impresso, utilizando o método de impressão com silk screen. Posteriormente, acabei percebendo que era possível terceirizar a produção das placas de circuito sem comprometer a qualidade final (inicialmente, com fabricantes nacionais e, posteriormente, nas versões mais recentes dos kits, com fabricantes chineses). A placa mostrada na foto é a Rev. B, que é exatamente a mesma placa e circuito utilizado na versão original, apenas com pequenas melhorias estéticas.

Esquema Elétrico

Abaixo, os esquemas elétricos dos circuitos do amplificador e da fonte de alimentação que compunha o kit:

Placas de Circuito Impresso

As placas de circuito impresso desta versão do Kit Gainclone LM3886 são feitas em face simples, facilitando a montagem e possibilitando sua fabricação caseira. O download dos arquivos PDF contendo o layout para fabricação das placas pode ser feito a partir do link abaixo:

Manual de Instruções

Outro destaque dos kits da Nabuco Eletrônica eram os manuais de instrução bastante ricos e detalhados, incluindo dicas de montagem do amplificador num gabinete. Faça abaixo o download do manual de instrução para esta versão do kit.

2 respostas para “Gainclone LM3886 Rev. B (2008)”

  1. Avatar de Abrahim Bacil Junior
    Abrahim Bacil Junior

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se o circuito integrado está ligado em ponte e qual a voltagem máxima para ser usado em caixas de 4 Ohms, e também se o kit do amplificador está a venda e qual o valor.
    Desde já agradeço.

    1. Avatar de admin

      Olá. O circuito não está ligado em ponte – á apenas um amplificador por canal. Pode ser usado tranquilamente em caixas de 4 ohms, desde que a tensão de alimentação da fonte não ultrapasse +/- 30V DC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *