Gainclone LM3886 Rev. B (2008)

Em 2008, elaborei a primeira versáo do kit DIY para montagem do amplificador de potência utilizando o circuito integrado LM3886. Na época, os únicos kits disponíveis para montagem deste amplificador eram distribuídos nos Estados Unidos, por um usuário do forum DIY Audio.

Segundo o datashhet disponibilizado pela National Semiconductors (atualmente Texas Instruments):

o LM3886 é um amplificador de áudio de alta performance capaz de fornecer 68W de potência contínua com uma carga de 4Ω e 38W em 8Ω com distorção harmônica total mais ruído (THD+N) de 0.1% de 20Hz–20kHz. A performance do LM3886, utilizando seu circuito de proteção Self Peak Instantaneous Temperature (°Ke) (SPIKe), coloca ele acima dos amplificadores discretos e híbridos, oferecendo uma Área de Operação Segura (SOA) protegida de forma inerentemente dinâmica.

Esta primeira versão do Kit Gainclone LM3886, de 2008, foi elaborada a partir de um artigo entitulado “100-Watt single-IC amplifier”, publicado na 7ª edição do ano de 1998 da revista Elektor UK, que você pode conferir no arquivo abaixo:

O grande diferencial do kit oferecido pela Nabuco Eletrônica era a utilização de componentes de alta qualidade, como resistores de filme metálico e capacitores de marca renomada, como EPCOS. Naquela época, ainda existia a famosa loja online da Farnell no Brasil, onde era possível adquirir os circuitos integrados que compunham o kit com procedência absolutamente inquestionável.

Nesta primeira versão do kit, eu mesmo produzia as placas de circuito impresso, utilizando o método de impressão com silk screen. Posteriormente, acabei percebendo que era possível terceirizar a produção das placas de circuito sem comprometer a qualidade final (inicialmente, com fabricantes nacionais e, posteriormente, nas versões mais recentes dos kits, com fabricantes chineses). A placa mostrada na foto é a Rev. B, que é exatamente a mesma placa e circuito utilizado na versão original, apenas com pequenas melhorias estéticas.

Esquema Elétrico

Abaixo, os esquemas elétricos dos circuitos do amplificador e da fonte de alimentação que compunha o kit:

Placas de Circuito Impresso

As placas de circuito impresso desta versão do Kit Gainclone LM3886 são feitas em face simples, facilitando a montagem e possibilitando sua fabricação caseira. O download dos arquivos PDF contendo o layout para fabricação das placas pode ser feito a partir do link abaixo:

Manual de Instruções

Outro destaque dos kits da Nabuco Eletrônica eram os manuais de instrução bastante ricos e detalhados, incluindo dicas de montagem do amplificador num gabinete. Faça abaixo o download do manual de instrução para esta versão do kit.

6 respostas para “Gainclone LM3886 Rev. B (2008)”

  1. Avatar de Abrahim Bacil Junior
    Abrahim Bacil Junior

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se o circuito integrado está ligado em ponte e qual a voltagem máxima para ser usado em caixas de 4 Ohms, e também se o kit do amplificador está a venda e qual o valor.
    Desde já agradeço.

    1. Avatar de admin

      Olá. O circuito não está ligado em ponte – á apenas um amplificador por canal. Pode ser usado tranquilamente em caixas de 4 ohms, desde que a tensão de alimentação da fonte não ultrapasse +/- 30V DC.

  2. Avatar de Ueslei Porto
    Ueslei Porto

    Boa tarde Nabuco.

    Obrigado por disponibilizar ao público esse projeto maravilhoso.

    Gostaria de saber quais são as medidas para fazer o indutor, medida do fio, quantidade de espiras, largura e comprimento pois não tenho instrumento de medida adequado para indutores.

    Abraço.

    1. Avatar de admin

      Bom dia! Desculpe a demora. O valor do indutor não é crítico. Utilize fio de cobre esmaltado #18 ou #17. Enrole aproximadamente 12 espiras, usando como molde algum objeto redondo que tenha uns 10mm de diâmetro.

  3. Avatar de Elton
    Elton

    Posso utilizar para um projeto de um pequeno amp para contra baixo?

    1. Avatar de admin

      Sim, pode sim – o que vai ser necessario é um preamp para contrabaixo. Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *